top of page
  • Foto do escritorFASUP

Administração: 3 disciplinas que norteiam o curso e exercícios para desenvolvê-las no dia a dia.

Ao escolher um curso, seja técnico, tecnólogo ou graduação, é normal ficarmos ansiosos para saber quais disciplinas serão estudadas. Estar ciente da grade curricular ajuda na preparação para os percursos que serão enfrentados durante e, principalmente, após a formação. Afinal, é no mercado de trabalho que todo conhecimento é validado.


Além disso, esse contato prévio pode nos ajudar a definir em qual subárea do curso pretendemos atuar. E por mais que a grade varie de acordo com nível ou instituição, todas seguem, em maioria, os mesmos fundamentos, por existirem disciplinas que são indispensáveis à qualificação. Você, futuro administrador, sabe quais são as principais matérias que se aprende em administração?


Nesse texto, trataremos das três principais e que, por sinal, compõem a ementa da formação em administração na FASUP. Dessa forma, você saberá o que vai estudar. Vamos lá?


  1. Recursos Humanos

  2. Marketing

  3. Finanças


 


Recursos Humanos


Se você já parou para pensar, administrar vai além de lidar com questões burocráticas, não é? Já que em determinado negócio e/ou empresa há um grande número de colaboradores, sócios e funcionários que precisam ser instruídos da melhor forma.


E por mais que haja cursos e especializações focadas em Recursos Humanos, trata-se de uma disciplina obrigatória na maior parte das formações administrativas. Afinal, os fundamentos de recursos humanos permitirá ao futuro administrador aprender as habilidades relacionadas à interação humana e ética com toda equipe.


Se você tem dificuldade de interagir, mas deseja ir bem nessa cadeira, adote práticas que reforcem sua empatia. Para além disso, o hábito de ler - seja o que for - bem como atividades de expressão corporal podem ser grandes aliados.


Marketing


Se você olhar ao redor, vai perceber que estamos cercados por propagandas o tempo inteiro. No passeio, ao olhar para um outdoor… Ao folhear uma revista e, até nos atos mais corriqueiros, como ao assistir televisão. Atualmente, o marketing está presente em tudo! E, por isso, abrange e requer estudos específicos.


Mas o que a administração e o marketing possuem em comum?


Assim como recursos humanos, sabe-se que o marketing possui cursos, MBAs e pós específicas. No entanto, um bom administrador precisa saber como vender uma ideia de seu nicho para o cliente. Isto demanda criatividade, inovação e perfil proativo.


Investir em atividades artísticas ou ainda nas que necessitam pulso empreendedor, pode facilitar seu desempenho na disciplina.


Finanças


Saber lidar bem com o aspecto econômico da empresa é mais um ponto importante para o administrador. E por isso, a matéria mais popular dentre as qualificações em administração é a de Finanças.


Administrar o financeiro da empresa é tão importante quanto as papeladas e organização dos processos internos. O contato com noções de economia é imprescindível para quem deseja liderar negócios, independente de qual seja o setor de atuação no mercado.


Exercícios matemáticos, em especial os de lógica, são boas práticas para quem deseja trabalhar o aspecto financeiro no dia a dia.


 

Gostou de saber um pouco mais sobre as disciplinas da administração? Por mais que haja muitas outras disciplinas, as aqui citadas englobam as principais atividades a serem desenvolvidas ao longo da formação e, sobretudo, no dia a dia do administrador.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page