top of page
  • Foto do escritorFASUP

Enfermagem: entenda quais são as principais áreas de atuação

Já falamos aqui que a enfermagem, enquanto qualificação e sobretudo, área da saúde tem por intuito prevenir, promover, proteger e, sobretudo, restabelecer a saúde de indivíduos são algumas das atividades desempenhadas pelo profissional de enfermagem, em parceria com outros agentes da saúde.


E nessa busca pelas ferramentas que qualificam uma pessoa a atuar com enfermagem, a trajetória educacional é, comumente dividida em quatro modalidades: bacharelado, técnico, tecnólogo ou pós-graduação - que pode ser stricto ou lato sensu.


O que é a enfermagem?


A enfermagem é uma ciência cujo objetivo é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, isto é, uma parte que se explica e se completa pelo todo. Portanto, tem como papel e máxima “cuidar dos pacientes”.


Quem se forma em Enfermagem?


Após essa trajetória educacional, o enfermeiro é o profissional da área da saúde - enfermagem - que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.


Dessa forma, trabalhar em hospitais e clínicas médicas é o caminho mais natural para quem se forma em Enfermagem.


Ao longo deste trabalho, o enfermeiro e/ou enfermeira realiza exames, aplica injeções, administra remédios prescritos, faz curativos e a triagem de casos, organiza prontuários, zela pela organização e limpeza do ambiente hospitalar, separa instrumentos cirúrgicos e coordena equipes.


É importante lembrar que o enfermeiro não é um auxiliar do médico. Hoje, quem trabalha com Enfermagem ganha em média um salário de R$ 3.542,00.


Muitas são as possibilidades de atuação na Enfermagem, seja no ambiente hospitalar, privativo ou acadêmico. O importante é que você se identifique e esteja ciente de que a vida de muitas pessoas depende da sua habilidade.


Dentre as mais comuns, estão:


1. Enfermagem geral O enfermeiro-geral trabalha em clínicas e hospitais privados ou públicos. Sua principal função é coordenar a equipe que fica de plantão.


2. Enfermagem Home Care

Muitos planos de saúde e espaços clínicos particulares já oferecem aos pacientes atendimento em casa. Assim, o enfermeiro vai até o paciente para realizar procedimentos básicos ou acompanhar tratamentos.


3. Enfermagem Pediátrica


O foco é direcionado para as crianças. Aqui, o enfermeiro faz o monitoramento de pequenos com doenças graves.


4. Enfermagem Médico-Cirúrgica


O enfermeiro desta especialidade pode auxiliar o médico responsável em cirurgias de pequeno e médio porte. É preciso muito comprometimento e dedicação.


5. Enfermagem Obstétrica


O profissional de Enfermagem Obstétrica fica responsável por cuidar de gestantes e lactantes. Desde o parto até o pós-parto, em exames, cuidados pessoais e demais tratamentos de recuperação.


Requer atenção dobrada, já para além das mamães, o monitoramento também se estende aos bebês quando necessário.


6. Enfermagem do trabalho


O enfermeiro do trabalho presta atendimento ambulatorial para colaboradores de empresas e grandes corporações. Ele também é responsável por implementar programas de prevenção de doenças.


7. Docência


Para o enfermeiro que tem o dom de ensinar e transmitir conhecimento, a sala de aula é uma ótima opção de atuação. Nessa vertente, será possível trabalhar na formação de novos profissionais da área, em cursos técnicos ou universidades.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page