top of page
  • Foto do escritorFASUP

Quais os melhores temas para TCC de Administração?

Além da flexibilidade no formato de curso, podendo ser técnico, tecnólogo e superior, mas também na modalidade de ensino - presencial, à distância ou híbrido - a qualificação em administração também apresenta variações quanto ao formato do Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso e temido TCC.


O TCC comprova que o estudante adquiriu conhecimento pleno ao longo da graduação. No Brasil, a monografia é o formato mais comum. Mas no que diz respeito à área administrativa, são aceitos os seguintes formatos de trabalho: monografia, plano de negócio, projeto de pesquisa ou mesmo um artigo científico. Estando essa variação sujeita aos requisitos de cada instituição de ensino e, concomitantemente, à escolha do aluno.


Mas se você está nesse processo de conclusão do curso e não tem ideia do que abordar no TCC… Calma, respira, a gente te ajuda!


Foi pensando no seu progresso que listamos algumas temáticas que podem ser abordadas no TCC, dentro dos formatos consolidados, dá uma olhadinha:


  1. Marketing de Relacionamento

  2. Atendimento Bancário

  3. Controle de Fluxo de Caixa

  4. PCDs no Mercado de Trabalho

  5. Endomarketing

  6. Responsabilidade e Ética Social

  7. Fusão de Empresas

  8. Startups

  9. MEI

  10. Pesquisa de Satisfação de Clientes

  11. Produção de Eventos

  12. Sistemas de Informação na Gestão de Empresas

  13. Liderança Organizacional

  14. Logística Nacional

  15. Trainees e Flexibilizações de Trabalho

  16. Empreendedorismo Nacional e Internacional

  17. Metodologias Ágeis

  18. Política Salarial

  19. Economia

  20. Gerenciamento de Empresas


Lembrando que para além das temáticas aqui listadas, você pode desenvolver sua pesquisa conforme as disciplinas que estudou ao longo do curso. Uma ótima estratégia é revisitar a grade curricular do curso e, a partir disso, desenvolver seu projeto.


Há também a possibilidade de fazer pesquisas mais aprofundadas, utilizando o Google Scholar ou Google Trends, que irão nortear sua abordagem.


Se pensa em fazer uma pós-graduação stricto ou lato sensu no futuro, pode basear sua pesquisa na área administrativa que pretende se especializar.


Está preparado para esse desafio!?


Nosso blog está cheio de dicas para te auxiliar, fica ligadinho! Em caso de dúvidas, entre em contato conosco


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page